O que vocês acham do nosso blog?

Diversão no rio

Exposição Números e Cores: uma história da Astronomia.


Para fechar os eventos comemorativos do Ano Internacional da Astronomia, a Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Planetário, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), inauguraram, no dia 19 de novembro de 2009, a exposição “Números e Cores: Uma História da Astronomia“, que conta a história da ciência astronômica através de registros de imagens feitas desde os seus primórdios até os tempos atuais. Além disso, a exposição também conta com painéis sobre os 400 anos das primeiras observações telescópicas realizadas por Galileu Galilei e os 40 anos da chegada do homem à Lua.
“O nome Número e Cores foi escolhido porque a ciência astronômica sempre representou os fenômenos estudados através dos números. Posições, ângulos e movimentos celestes. E com a invenção do telescópio, as cores entraram na astronomia” explica o astrônomo da Fundação Planetário Domingos Bulgarelli, curador da exposição. Ao todo, são 15 painéis com 116 fotografias, 34 ilustrações e 4 maquetes distribuídos em dois andares do Museu do Universo – mezanino e segundo andar - no Planetário da Gávea, e mostram ao público os primeiros desenhos e pinturas feitas para ilustrar o espaço, a introdução da fotografia na Astronomia e imagens geradas por sondas espaciais dos planetas e do espaço, como também as imagens feitas pelo telescópio espacial Hubble.
“Por se tratar de imagens feitas de maneiras distintas, como a pintura e a fotografia, o público tem a oportunidade de conhecer diferentes meios de ver o mesmo objeto espacial” afirma o Bulgarelli
Substituindo “Filhos do Sol, Filhos da Lua – o céu e o tempo para os povos nativos da América”, foi necessário um ano entre a pesquisa de imagens e o desenvolvimento para a apresentação ficar pronta e possuir uma extensa coleção de fotografias e ilustrações.
“A mostra é extremamente rica e impressiona. O público fica muito satisfeito e quer voltar quando vê as fotos tiradas pelas sondas enviadas ao espaço” diz o presidente da Fundação Planetário, Celso Cunha.
Uma parte da exposição é dedicada a mostrar ao público as descobertas das fases de Vênus, as manchas solares, as crateras da Lua, os anéis de Saturno e os quatro maiores satélites “galileanos” de Júpiter. Todas descobertas feitas por Galileu são ilustradas com imagens na mostra.
Já na área dedicada aos 40 anos da chegada do Homem à Lua, o público pode conhecer os locais de pouso do projeto Apollo, fotos da nave espacial Apollo 11 e a trajetória percorrida por ela da Terra à Lua, em 1969. Além das fotos e imagens, também é exibido um vídeo realizado pela NASA sobre o projeto e uma réplica da Eagle, módulo de pouso da Apollo 11, que faz parte da exposição.

O Planetário da Gávea fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea. Informações pelo telefone: 21- 2274-0046. Siga o Planetário também pelo twitter: www.twitter.com/planetariodorio